Amiguinhos da tecnologia

Destaque Projetos

Projeto ‘Amiguinhos da Tecnologia’ ganha espaço em Almirante Tamandaré

Idealizado pela Integrare OSC, tem como foco crianças e jovens de 10 a 13 anos
Com o intuito de aliar a tecnologia no desenvolvimento do raciocínio lógico da criança, no ambiente escolar ou em casa, a Integrare OSC iniciou na segunda-feira (19 de março de 2018) o projeto ‘Amiguinhos da Tecnologia’ – que ocorrerá toda semana no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), no Jardim Graziela.
A Diretora Presidenta da Integrare OSC, Regina Silva, ressalta a importância da parceria e do voluntariado em prol da comunidade tamandareense. “Até então não existia um curso básico para essa faixa etária (10 a 13 anos) – especificamente na montagem e desmontagem de computadores. A ideia inicial é essa, pois os nossos jovens precisam entender a tecnologia que eles utilizam no dia a dia. Receber ensinamentos de um voluntário (Sergio Kores), é uma gratificação maior ainda. Ele é um exemplo do que é ser um voluntário” finaliza.
“Será indispensável a parceria de empresários e do comércio local onde, será feita uma campanha para arrecadar computadores que não estão mais sendo usados e que se tornariam lixo eletrônico. Estes computadores, doados por mercados, bancos e demais comércios da região são avaliados, desmontados e totalmente reciclados para que suas peças sejam aplicadas em aulas práticas durante o curso” diz o idealizador e professor do “Amiguinhos”, Sergio Kores – Analista e Desenvolvedor de Sistemas.
O Projeto
A ideia do projeto é que em cada aula a criança receba uma peça de um determinado computador e – durante o período de aula – informações variadas sobre uma peça são discutidas com o aluno e algumas analogias sobre o funcionamento dela são feitas, usando exemplos relativos ao próprio ser humano em suas atividades diárias. Por exemplo, ao receber uma placa de memória RAM, além do entendimento dos dados técnicos, é feito uma comparação com a memória temporária de uma pessoa e de forma interativa entre os pequenos, são realizadas dinâmicas em grupo para que possam entender como ela funciona. Ainda de acordo com o projeto, no decorrer das aulas os alunos deverão montar um computador.
Participação
Para participar do projeto, é preciso que o aluno esteja devidamente matriculado numa escola pública (próximo ao local do curso); ter entre 10 a 13 anos de idade; disponibilidade de horário para frequentar o curso (segunda, das 10hr às 11hr / 14hr às 15hr – divididos em duas turmas) e principalmente notas dentro da média. O principal objetivo do “Amiguinhos da Tecnologia” é estreitar o uso da tecnologia do aluno; abstrair o que lhe interessa e acima de tudo, o que o torna uma pessoa melhor – seja no relacionamento profissional, com seus professores, amigos e familiares.